segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Biografias: Abel

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A história de Abel pode ser lida no livro do Gênesis 4.1-16. A de seu irmão, Caim, que acabaremos comentando junto, segue um pouco mais, até o versículo 26 do mesmo capítulo, já citando seus descendentes.

Abel é um nome masculino de origem hebraica. Surge do hebraico Hébhel, que quer dizer literalmente "névoa", "vapor".

Filho de Adão e Eva. Abel era pastor de ovelhas e seu irmão Caim, lavrador. Ambos se apresentaram diante do Senhor para trazer a sua respectiva oferta: Caim, frutos da terra; Abel, primícias do seu rebanho.

Agradou ao Senhor Abel e a oferta que este trouxe; não O agradou Caim e sua oferta. Não foi visto apenas a oferta, mas também o ofertante. Como o pecado faz separação entre nós e Deus, a pessoa é importante na oferta, e não apenas a oferta para “desencargo de consciência”. Algumas representações podem dar conta que a oferta de Caim era ruim, estranha, de frutos mal organizados ou até passados. Mas a Bíblia não revela isso, dando ênfase no fato que além da oferta, foi avaliado quem ofereceu, o que me faz pensar que ambos podem sim ter apresentado boas ofertas, mas o coração de cada um era diferente diante do seu ato e diante de Deus!

Caim convida Abel para irem a um lugar afastado (no campo). Aqui podemos ver um indício de que a intenção de Caim não era a melhor para com seu irmão. Por que querer ir a um lugar distante dos outros? A sua ira (algo que Deus tinha deixado claro que não era bom) era tanta que ele matou seu irmão, fazendo, mais uma vez, coisas erradas perante Deus. Ele provou que estava sendo escravo do pecado, não conseguindo fugir do mesmo.

Não somos diferentes dele: se não tomarmos cuidado, nosso viver será também escravo do pecado, que nos separa de Deus. Em Jesus, temos a chance de libertação desse ciclo!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário