terça-feira, 15 de maio de 2018

Comentário Devocional do Livro de Daniel (1.1-21) - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Não sabemos se Daniel já vivia em desacordo com a vontade do Senhor. O texto não nos revela isso. Mas ele, e muitos de sua geração, experimentaram a dor do Exílio quer por sua própria desobediência, quer por conta do que seus pais fizeram! Nem sempre os mais novos já estão vivendo o mesmo erro, mas por conta da "geração dominante", mesmo os mais novos podem experimentar coisas ruins.

No Exílio, com sua Terra destruída, todos perdem a identidade. Não podem voltar para casa, não podem fazer as coisas como faziam antes e precisam se adaptar ao modo como o povo que dominou vive. É como perder tudo mesmo! Ainda que pudesse manter individualmente sua forma de fazer as coisas e ver o mundo e a fé, ou até mesmo com algumas possibilidades comunitárias, tudo isso precisa ser muito escondido, para que não haja uma perseguição. A ideia do Exílio era "dominar" completamente o povo conquistado, fazendo com que se deixasse tudo mesmo!

Daniel e outros jovens são escolhidos para um passo a mais: aprender mesmo as coisas dos caudeus. E deveriam fazer as coisas no palácio, o que restringia ainda mais a forma de agir mais pessoal. Era preciso muito cuidado para manter algo de sua vida antes do Exílio, pois havia ainda mais olhos atentos que poderiam causar problemas.

Até da comida do palácio eles teriam! Seus nomes são mudados. Era para deixar tudo pra trás mesmo.

Como você reagiria diante de uma pressão e opressão tão grande? Daniel e seus amigos nos ensinam que podemos sim experimentar tudo isso e ainda seguir vivendo em busca da vontade do Senhor!

Seguimos na próxima semana ainda meditando sobre o capítulo 1 de Daniel, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário