terça-feira, 26 de junho de 2018

Comentário Devocional do Livro de Daniel (2.1-49) - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Para alguns, é muito fácil dizer coisas a respeito de profecias e visões que representam momentos históricos. Basta fazer uma interpretação de fatos e interligar com o texto Bíblico e já aparece a notoriedade, quer seja da pessoa, quer seja da tese apresentada. E sempre aparece quem concorde ou discorde! E dentre os que discordam, uns apresentam outra possibilidade de interpretação, outros dizem que tem que estudar mais e melhor, mas o que foi apresentado já é definido com errado...

Parece espiritual! E se o Senhor revelar, realmente será! Mas se for interpretação que parece fazer sentido, sendo que não é a que o Senhor realmente tem para aquela profecia ou visão, estamos num limite muito perigoso da apresentação da Bíblia!

Eu não busco notoriedade! "É necessário que ele cresça e que eu diminua" - João 3.30. Sempre que a minha pregação e meu testemunho facilitem a Mensagem do Evangelho, que seja observado apenas para notar o tema principal: o Evangelho! E quando minha pregação ou testemunho falharem, como qualquer ser humano pode falhar, que a Mensagem do Evangelho seja central para que as pessoas não olhem para mim, que careço da Graça como qualquer um, mas olhem para Cristo!

Além disso, Deuteronômio 29.29 diz: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei".

Se em outro momento da Palavra ou por revelação divina pudermos fazer a devida analogia com a interpretação da visão desse sonho para discernir sobre qual reino está sendo falado, sem crise, retomaremos no momento adequado! Mas nesse momento, ainda que exista uma tese como mais aceita para tal interpretação, existem ao menos outras 3 ou 4, e mais outras tantas são possíveis! Não vou seguir a tese mais aceita apenas por parecer fazer mais sentido!

Em princípio, entendo que o texto revela apenas 1 e posso afirmar outro como claro na interpretação: A cabeça de ouro é o reino da Babilônia com Nabucodonosor, e a Pedra cortada sem auxílio de mãos é Jesus, o Cristo!

No mais, ainda que tenhamos uma tese como a mais aceita, nem sobre o peito e os braços de prata nos sentimos confortáveis para comentar, pois não foi revelado aqui e "reino depois" pode ser o imediatamente posterior como pode representar um outro qualquer depois em qualquer momento histórico!

Dessa forma, a meditação proposta aqui é: cuidado com teses, por mais que pareçam fazer sentido! Se não foi revelado diretamente pelo Senhor, por mais sentido que possa parecer fazer, pode ser um beco sem saída do ponto de vista da vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário