segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Biografias: Sansão (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

"Desceu Sansão a Timnate", nos diz Juízes 14 logo no começo. Mesmo com todos os problemas de Israel com os filisteus, Sansão resolve se casar com uma filha de filisteus! Seus pais não entendem, mas já era o Espírito do Senhor direcionando Sansão.

No caminho para tomar sua esposa, Sansão é atacado por um leão e, mesmo sem nada nas mãos, mata o animal. Apesar de seus pais seguirem o caminho com ele, não viram essa cena de acordo com a Bíblia (Juízes 14.4-6). Depois da conversa com a mulher que lhe agradara, passou um tempo antes de Sansão ir receber essa mulher e ele aproveitou para dar mais uma olhadinha no leão que tinha matado. Eis que tinha abelhas e mel no cadáver, e Sansão tomou desse mel. comeu, deu a seu pai e sua mãe, mas sem comentar que era do cadáver do leão, já que ele não poderia tocar um cadáver principalmente por conta do voto de nazireu!

Por conta de seu casamento, Sansão fez um banquete e, para afrontar os filisteus, propôs um enigma onde, caso fosse decifrado, ele daria aos filisteus trinta túnicas de linho e trinta mantos. Mas se não fosse descoberto, ele ganharia as mantas e as túnicas. O tempo para resolver o enigma era os 7 dias de bodas! Como os filisteus não conseguiam decifrar, ameaçaram a esposa de Sansão para que ela descobrisse e contasse para eles ou a casa de seu pai seria queimada.

Como ele acabou contando para sua esposa a resposta e ela, para salvar seu pai e sua casa, contou aos convidados, eles puderam decifrar o enigma. Mas Sansão sabia que tinha sido por ter contado para sua esposa! De qualquer forma, Sansão mata 30 em Asquelom para tomar as túnicas e mantas deles e dar aos convidados. Mas ele volta para a casa de seu pai depois disso.

A esposa de Sansão foi dada a um companheiro dele, e seu sogro o impediu de vê-la. Sansão então se vingou capturando 300 raposas e amarrou tochas em suas caldas, e as soltou nos campos e pomares dos inimigos filisteus. Como os filisteus estavam acostumados com os israelitas nem reagindo, como retaliação, os filisteus queimaram sua esposa e seu sogro na fogueira, e Sansão se vingou disso realizando uma grande matança, e depois se escondeu no penhasco de Etã (Juízes 15.3-8). Era a batalha de um povo contra um homem só, direcionado por Deus.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor.

Forte Abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário