segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Biografias: Sansão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Sansão deve ter sido derivado do hebraico shemesh, "sol". Nesse caso, Sansão significa algo como "pessoa solar", "pequeno sol", "parecido com o sol", "como o sol". Mas, por conta de sua história que revela sua força, também ganhou o significado de "homem de força descomunal". Talvez sua história seja uma das mais conhecidas da Bíblia, sobretudo pela forma com que ele era usado pelo Espírito de Deus através de sua força.

Sansão foi um israelita da tribo de Dã, e era filho de Manoá. Desde antes de seu nascimento, Sansão já havia sido dedicado por seus pais ao Senhor como um nazireu, voto que ele deveria seguir por toda sua vida (Juízes 13.3-7 - leia também Números 6.1-21 a respeito da lei do nazireado e note que Sansão não se esforçou muito em cumprir esse voto, mas mesmo assim, o Senhor era com ele).

Sansão nasceu logo no início da opressão dos filisteus que durou quarenta anos (Juízes 13.1). A mãe de Sansão era estéril, mas o texto bíblico nos informa que o anjo do Senhor apareceu e prometeu a seus pais que teriam um filho (Juízes 13.5). Mais uma vez o Senhor age de forma sobrenatural e indo contra o que a sociedade tinha como padrão.

Sansão odiava os filisteus, que tanto oprimiam Israel. Era um grande opositor para aquele povo numa época em que os israelitas pareciam não se importar com a condição de submissão. A Bíblia diz que era o Espírito do Senhor que o incitava contra os filisteus (Juízes 13.25; 14.4).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor, quando começaremos a comentar sobre alguns feitos de Sansão.

Forte Abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário