segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Biografias: Jefté (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Depois de excluído e rejeitado, Jefté se torna a última esperança de Israel contra os amonitas. O rei dos amonitas acreditava que Israel tinha tomado terras que ele entendia que eram suas. E por isso, atormentava Israel. Quando Jefté questiona o rei e dele recebe a resposta, algo pareceu estranho naquilo tudo e Jefté mandou novamente mensageiros ao rei dos amonitas para recolocar a história no seu devido lugar.

Mas de nada adiantou. Jefté revelou que Israel não invadiu território, ficou no limite, pediu passagem e não recebeu autorização. E seguiu sem desobedecer, mas foi atacado. E o Senhor era com Israel naquele momento, por isso aconteceu a vitória. Mas Israel foi atacada! Não atacou nem saiu tomando nada! Depois de atacada, venceu e realmente ficou com as terras. Mas não da forma como o rei dos amonitas sabia.

Sem contar que aquela crise toda tinha acontecido há muitos anos! Os atuais atores não tinham feito nada uns para os outros. Jefté tentou mostrar isso.

Quantas vezes vemos lutas na sociedade que se baseiam em acontecimentos de um passado tão distante que nem ofensores ou ofendidos vivem mais, mas ainda se tenta "alguma reparação". Lembro do filme "Cruzada", de 2005. O "Defensor de Jerusalém" alerta exatamente para isso: os ofendidos já tinham morrido e os ofensores também. Não haveria reparação humana, mas a batalha seguia.

E no caso de Jefté, ainda parece que as notícias de como tudo aconteceu foram deturpadas com o passar do tempo! Se pensava que tinha acontecido de um jeito, mas foi de outro jeito. Como o resultado foi a tomada da terra, era difícil confirmar os dados históricos de como tudo tinha acontecido. E cada um ficou com sua versão.

Tantos mal-entendidos acontecem e as pessoas seguem com lutas achando que estão com a razão. Precisamos aprender a confiar mais no Senhor e deixar de lado lutas que parecem razoáveis, mas que não refletem em nada o Reino!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário