terça-feira, 22 de maio de 2018

Comentário Devocional do Livro de Daniel (1.1-21) - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Toda pressão e toda opressão do Exílio estavam presentes. Não se podia simplesmente ir contra, mas era necessário "testar" limites! Muitas vezes, apenas aceitamos o que nos é imposto com a "desculpa" que "recebemos ordens", mas nem tudo deve ser obedecido cegamente. Se houver pontos inegociáveis, não podemos abrir mão! E devemos sim testar os "limites" das ordens, para que não estejamos obedecendo e fazendo coisas completamente erradas. Mesmo que seja para sofrer punição por "testar esses limites". O Senhor estará conosco se buscarmos Sua vontade!

O primeiro "teste" de limites foi no que comer e beber. Daniel e seus amigos não queriam nem vinho nem das iguarias que estavam na mesa do rei. Queriam uma dieta diferente. Talvez aqui entre um aspecto da Lei: havia alguns tipos de carne que o judeu não podia comer, mas isso poderia estar "misturado" na mesa do rei com o que eles poderiam comer. Não se trata, necessariamente, como tentam interpretar alguns, como uma opção por ser vegetariano ou vegano, mas apenas uma preocupação de comer no meio do que podia o que não podia de acordo com a Lei!

Para evitar algo misturado no meio, eles preferiram abrir mão completamente das carnes! Isso não quer dizer que se eles pudessem controlar que carnes comer, seguiriam comendo apenas legumes. Ou nem mesmo a Páscoa eles iriam comemorar...

O Senhor permitiu que o pedido fosse atendido e mais: a saúde não foi abalada, antes estavam até melhor que aqueles que comiam do que vinha da mesa do rei!

Saber como testar o limite e manter sua posição, quer seja concedido, quer não seja, é a chave para darmos testemunho. Mesmo que seja para morrer por manter a posição, se ela é por seguir a vontade do Senhor, a morte dará testemunho. E muitas outras vezes, mesmo diante da morte, podemos ter o cuidado do Senhor!

Terminamos o texto a respeito do capítulo 1 de Daniel na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário