segunda-feira, 2 de julho de 2018

Biografias: Débora

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O nome “Débora” vem do hebraico Debhoráh, e significa “abelha”.

Débora foi uma profetisa reconhecida, pois tinha o Espírito do Senhor (Juízes 6.34; 11.29; 14.6), que aparece na lista dos juízes de Israel.

Viveu em um período complicado da história de Israel, onde as pessoas se afastavam da vontade do Senhor e buscavam seus próprios desejos.

O livro de Juízes nos relata que Débora se assentava debaixo das “palmeiras de Débora”, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim, e ali os israelitas de diversas tribos procuravam-na em busca de uma solução para suas causas, ou seja, Débora era a responsável por arbitrar as disputas daquele povo (Juízes 4.4). Em uma sociedade machista e patriarcal, tal atividade é digna de nota!

Quando o povo se viu oprimido por Sísera, capitão do exército de Jabim, os israelitas apelaram para Débora. Ela então recorreu a Baraque, para que ele liderasse os israelitas contra Sísera, segundo a Palavra do Senhor. Porém, Baraque, insistentemente, disse que só iria para a batalha se Débora fosse com ele. Diante dessa situação, Débora concordou em acompanhar Baraque, entretanto deixou claro que não seria dele a honra da vitória na batalha, pois Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher (Juízes 4.9).

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte Abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário