segunda-feira, 23 de julho de 2018

Biografias: Gideão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Gideão foi um juiz de Israel que liderou a libertação de seu povo da opressão dos midianitas. Lemos no livro de Juízes muitas idas e vindas do povo de Israel em sua relação com o Senhor. Em tempo de opressão por parte dos estrangeiros, sempre por desobediência do povo, o Senhor levantava um Juiz que liderava o povo na libertação da opressão e em um novo ajuste espiritual.

O significado de Gideão é “lenhador”. Além desse nome, ele também é chamado na Bíblia pelo nome de Jerubaal, que significa “deixe Baal lutar contra ele” (Juízes 7; 8; 9) e, posteriormente, o nome Jerubaal foi alterado no texto bíblico para “Jerubesete”, já que o nome Baal tornou-se não apenas o nome de um deus estranho, mas claramente repudiado entre os israelitas (2 Samuel 11.21). Jerubesete significa algo como “deixe o vergonhoso lutar contra ele”.

Era filho de Joás, abiezrita, e pertencia a tribo de Manassés (Juízes 6.11,15).

Os israelitas tinham mais uma vez deixado de lado a preocupação com as coisas do Senhor. Em sua desobediência, acabaram se tornando presas fáceis dos midianitas, um povo beduíno que dominava aquela área central da Palestina (Juízes 6-8).

Com a ação constante dos midianitas, muitas vezes tomando o que era colhido nas plantações, os judeus acabaram ficando cada vez mais empobrecidos. Diante dessa opressão, o povo de Israel começou a clamar ao Senhor pedindo sua libertação.

Foi nesse contexto histórico que o Anjo do Senhor apareceu a Gideão enquanto ele estava malhando seu trigo em uma prensa de vinho com a finalidade de se esconder dos midianitas.

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte Abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário