terça-feira, 31 de julho de 2018

Comentário Devocional do Livro de Daniel (3.1-30) - 5

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Parece que o coração dos acusadores se movia por inveja, cobiça, desejo de poder. Isso porque ao denunciar o erro de Sadraque, Mesaque e Abedenego por não obedecer a lei do rei, eles se preocuparam em mostrar a posição que eles ocupavam e por consentimento do próprio rei. Pode ser também zelo exagerado, claro. Afinal, se os que lideravam com o aval do rei desobedeciam as ordens do próprio rei, isso poderia ser um "convite" para que outras pessoas desobedecem também. Dessa forma, não temos como "cravar" a motivação, apenas que eles foram sim além da informação apenas do erro cometido: fizeram questão de deixar claro que eram pessoas destacadas pelo próprio rei.

Diante da denúncia, Nabucodonosor mandou chamar os amigos de Daniel. Questiona a razão de eles não servirem aos deuses da Babilônia e não adorarem a imagem de ouro. Como um bom comandante ditatorial que quer a obediência cega, faz pressão psicológica: os ameaça que se ao tocar a música, se eles não se prostrassem, seriam jogados na fornalha ardente.

A resposta deles é espetacular! Lemos em Daniel 3.16-18:

Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Eles já deixam claro que nem precisam responder sobre aquilo! Eles obedeciam ao rei nos demais assuntos, mas no que diz respeito a escolher entre Deus e o rei, eles ficavam com Deus! Declaram acreditar na possibilidade de salvação, mas ainda ressaltam que mesmo que Deus não salvasse, eles não se importavam com os deuses do rei nem com a estátua que tentava simbolizar poder espiritual do rei!

Muitos em nossos dias esperam a ação do Senhor. Querem o milagre para seguir a mensagem do Evangelho. Muitos pregam sobre o que Deus pode fazer, e realmente Ele pode! Mas Ele não deixa de ser Deus se não nos atende como queremos! Ele é Deus e os Seus planos são os melhores, quaisquer que sejam!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor! 

Forte Abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário