segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Biografias: Jefté

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Apesar da história de Jefté figurar antes da história de Sansão no Livro dos Juízes, em Hebreus seu nome aparece depois. Por isso, registramos sua biografia na sequência da de Sansão, seguindo a sequência do Livro de Hebreus no capítulo 11. Uma pessoa mais atenta verá que não citamos apenas o "Heróis da Fé" de Hebreus 11 até aqui! Mas preferimos intercalar as biografias dos que ali constam na ordem ali apresentada com das demais pessoas que citamos.

Jefté significa ‘Deus abre‘ ou ‘Deus livra‘. Também admite algumas outras traduções que sugerem ‘o Senhor proporciona‘ ou ‘o Pai perdoa‘. Trata-se de um nome cujas interpretações giram em torno da capacidade que o Senhor tem de abrir possibilidades aos homens, tanto em questões materiais objetivas, quanto no caminho espiritual da fé. Há ainda a referência ao grandioso amor divino demonstrado através do perdão.

Vivia em Gileade, sendo membro da tribo de Manassés. Sua história é curiosa, controversa e, para muitos, não conclusiva. Ele nasceu e viveu em um contexto familiar que pode ser considerado desorganizado: sua mãe era prostituta, seu pai (Gileade) tinha muitos filhos com a mulher com quem se casou. Esses meios-irmãos não queriam que Jefté tivesse herança com eles e o expulsaram - Juízes 11.1-2.

Pensando nesse contexto, seria mais fácil que Jefté estivesse destinado ao fracasso! Afinal, não tinha culpa da sua origem, mas exatamente por conta dela, era tido como alguém que poderia trazer problemas e gerava ciúmes por conta da herança.

Se sua história terminasse aqui, não seria nenhum absurdo que ele tivesse passado por muitos problemas. Mas ela continua, nos provando que mesmo que pareça mais fácil e natural, o Senhor pode mudar o propósito se nos apresentarmos para realizar Sua vontade!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário