quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (10.5-15) 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 10.5-15 e Atos dos Apóstolos 15.6-11

A mensagem era pregada para os judeus nos dias de Jesus. Mas depois da cruz, os gentios passam a fazer parte diretamente dos que recebem a mensagem. Como segue esse relacionamento entre judeus convertidos (messiânicos) com os gentios? Com algumas crises! E acontece o famoso "Concílio de Jerusalém" para tentar ajustar as coisas entre os convertidos.

Alguns entendiam que os novos convertidos ao cristianismo, vindos do mundo gentio (de fora do judaísmo), deveriam observar alguns ritos judaicos. Como comentei na mensagem passada, não necessariamente seria algo errado, pois fazia parte da lei. O que se precisava entender era se aquela atitude era realmente necessária. Há atitudes que podem seguir esse caminho: ainda que não estejam erradas, não são necessariamente para realização. Já citei exemplos nesse sentido: não é errado ser missionário em outro país, mas nem todos devem fazer isso. E se alguém que não foi chamado resolver fazer, estará fora dos planos de Deus! Apesar de não estar fazendo algo que será tido como errado, estará fazendo a coisa errada do ponto de vista do plano de Deus para a sua vida!

Nessa reunião para decidir se algo que não era errado deveria ser empregado para novos convertidos vindos de fora do judaísmo, a fala de Pedro soa para mim mais como um testemunho do que apenas uma opinião, um parecer. Lembra que Pedro era muito rígido com as coisas espirituais, sempre preocupado em seguir com cuidado, observando ritos do judaísmo? Lembra que antes de Pedro ser chamado para a casa de Cornélio o Senhor lhe deu uma revelação para que ele não considerasse impuro o que o Senhor purificou? Aquela visão foi importante para que Pedro fosse com as pessoas que vieram chamar para que ele fosse para a casa de Cornélio e para que ele entendesse claramente que o Senhor estava agindo mesmo no meio dos gentios.

Logo, ao dizer que foi chamado para pregar entre os gentios e que todos sabiam, Pedro evoca todas as experiências que teve ao logo da jornada até aquele momento, mas é claro que essa primeira, que representou a ruptura com o pensamento antigo e uma mudança diante da vontade de Deus, está no contexto. E os presentes que conheciam Pedro antes sabem da sua postura anterior e que algo realmente ocorreu para que ele mudasse de atitude e pensamento. Por isso vejo sua fala mais como testemunho vivo de que Deus estava operando algo diferente naquele momento. E para nós fica o testemunho de que mesmo aquelas coisas que são nossas, nossos pensamentos mais íntimos, mesmo que não esteja errado realizar algo do ponto de vista social, mas se o Senhor nos chama para uma mudança, devemos assumir o querer do Senhor. Viver e testemunhar essa mudança que veio do Senhor para a nossa vida, deixando definitivamente o pensamento anterior, quando o Senhor nos chama para a mudança. E como Pedro, defender o pensamento do Senhor, com base nesse chamado para a mudança. Que possamos sempre deixar de lado o que nos parece certo, mesmo até que não seja errado, para realizar sempre o melhor: a vontade do Senhor para o nosso viver!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário