quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Novo Nascimento (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O conceito de Novo Nascimento ou Regeneração aparece não somente no Novo Testamento, mas também é encontrado amplamente no Antigo Testamento. Podemos citar: Salmo 51, Isaías 1.18 e 57.15, Jeremias 31.33, Ezequiel 11.19 e 36.26, entre outros.

Já no Novo Testamento, o Novo Nascimento é mostrado em todas as situações de conversão, conferindo uma natureza transformada àqueles que dele participam, mediante a ação de Deus como em Lucas 8.26-34 e 19.22, Atos dos Apóstolos 8.26-40 e 9.1-9 entre outras inúmeras passagens, algumas até já citadas na mensagem da semana passada.

Essa doutrina, tão evidente na Bíblia, foi enfatizada pelos pietistas (grupo de cristãos muito rígidos em alguns pontos da vida de santidade, por exemplo), os quais, liderados por Spencer e Franke, reagiram contra a aridez escolástica luterana no século XVII (quando os estudos dos primeiros momentos do movimento luterano, que ainda eram muito profundos na busca do Espírito Santo, pareciam dar lugar a um desejo de interpretação mais racional que espiritual), na preocupação com a exatidão doutrinária. Para os pietistas, o verdadeiro cristianismo começava com a experiência do Novo Nascimento e se evidenciava pela vida transformada. João Wesley foi muito influenciado por esse aspecto do pensamento pietista.

Encontramos esse mesmo tema com diversas aplicações diferentes: nova criação, adoção, libertação. Encontramos também situações de conversão que indicam uma nova postura ou personalidade daquele que experimentou uma profunda mudança operada pela graça da salvação (conversão de Zaqueu, o publicano, Saulo etc.).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor. 

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário