quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Justificação pela Fé (9)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Ao pensar sobre justificação sob o tema "fé e obras", parece que existe um conflito entre Paulo, que defende que não depende das obras, e Tiago, que escreve "que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé" (Tiago 2.24).

Pessoalmente, não vejo um conflito!

Não vejo Tiago ensinando a possibilidade da justificação mediante a combinação entre fé e obras. Vejo ele dizendo que as boas obras servem como evidência de que a fé de uma pessoa é genuína. As obras acompanham! Não permitem o "nascimento" da justificação, mas quem foi justificado terá obras que confirmem essa realidade em sua vida! As obras, assim, confirmam pelas ações a justificação! Não se pode dizer que tem fé e não agir de acordo como quem tenha fé.

A fé permite que experimentemos a justificação. Mas as obras acompanham a vida do justificado, em cada atitude do seu dia, confirmando essa justificação.

A verdadeira fé necessariamente é acompanhada de alguma evidência exterior, isto é, as boas obras. Essa realidade acompanha a quem vive a vontade do Senhor.

Se essa evidência exterior não ocorrer, então não há fé genuína, não existe a confirmação com ações, e consequentemente, não há justificação. Mas não por não ter boas obras simplesmente, pois até quem não é justificado pode praticar algumas ou muitas boas obras! A justificação vem acompanhada das obras. Mas apenas obras não evidenciam a justificação! O justificado vai praticar as boas obras, a vontade do Senhor. Será algo natural. Mas até quem não é justificado pode ter algumas boas obras, logo, as obras em si não trazem a justificação, mas o justificado vai praticar!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário