Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Gênesis 30 - 50
O primeiro filho de Jacó com Raquel. Por ser o filho da mulher amada, torna-se, ao mesmo tempo, querido por seu pai e odiado por seus irmãos.
Deus lhe revela que ele será grande, isso através de sonhos. Seus irmãos se iram, uma vez que o sonho revelava que eles se curvariam perante José (os feixes de seus irmãos rodeavam e se inclinavam perante o dele – 37.7). Um novo sonho revela que a Lua, o Sol e onze estrelas se curvavam (37.9). Acaba repreendido por seu pai, uma vez que o Sol e a Lua significariam ele e sua esposa, Raquel.
Certa feita, os seus irmãos, mais velhos, saíram para cuidar do rebanho. E isso implicava em caminho de muitos dias. Passados alguns, Jacó envia José até seus irmãos para lhe trazer notícias.
Com sua túnica de mangas compridas – ou de várias cores, o que significava um destaque especial em sua túnica (37.3 – que o seu pai lhe deu por ser ele o filho da mulher amada), vai a procura de seus irmãos, que já estavam mais longe do que se esperava. Quando ele se aproxima, os irmãos aproveitam a oportunidade para o prender e, sob orientação de Rúben, o mais velho, nada deveria ser feito com ele. Quando este se ausentou, seus irmãos o venderam para uma caravana de ismaelitas. Rubén, desolado, quando retorna e não vê o irmão, rasga a suas vestes. Seus irmãos tomaram um bode, mataram e molharam a túnica de José para, retornando ao pai, mentir que haviam encontrado, dando a impressão que um animal o teria matado.
Mas a história de José não acaba aí. Os ismaelitas o venderam a Potifar, oficial de Faraó, do Egito, comandante da guarda (37.36). Como o Senhor era com José, tudo que estava em suas mãos prosperava. Potifar o coloca como “chefe” de todas as coisas. Tudo era lícito a José tomar conta e tocar, menos a esposa de Potifar que, por José ser formoso, se encantou e queria se deitar com ele. José escapa algumas vezes do assédio dessa mulher, até que, num belo dia, ela o agarra a força e, quando José consegue escapar dela, obedecendo a Potifar, sua túnica fica com ela. E por não ter conseguido o que queria, a esposa de Potifar mentiu dizendo que era José que queria se deitar com ela e, quando ela começou a gritar, ele fugiu, nem se preocupando em pegar a sua túnica, com medo por ter desobedecido. Como as evidências estavam contra José, ele foi preso (39).
Permitindo o Senhor, seguimos na próxima semana!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário